quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Mais uma reportagem e mais...



Olá amigos e amigas de luta...rsrs!! Bom dia! Estão vendo esta foto acima? Olhem bem para a barriguinha dela e se espelhem...rsrs! Vou começar a fazer um mantra : "vou ter a barriga da moça da foto"...Kkkk! Sabe pessoal, depois que eu marquei minha consulta na Gastro Obeso Center, eu fiquei beeeemmm mais tranquila. Não sei porque, mais o médico que eu ia antes não me passava confiança, sei lá...rsrs! Eu não consegui referência nenhuma dele, enquanto do Gastro Obeso Center tem até comunidade do orkut, vi várias pessoas que foram operadas pelos médicos de lá. Bem, só sei que estou bem confiante agora!! Já descobri como chega até lá, agora é só esperar até quarta-feira!!

Quero agradecer a Ana Amélia, Pati Faccioli, Binha e a Nanny. Meninas, muito obrigada pela força e pelo apoio que vocês estão me dando, de coração!

Voltando...
Vou deixar aqui uma reportagem que ainda fala sobre as pessoas que engordam só para conseguir fazer a cirurgia. Quero deixar claro que não sou contra quem faz, até porque se faltasse 6 Kg para eu obter o IMC desejado eu talvez até fizesse isso também. Sou contra quem engorda 15, 20 Kg para fazer. Acho que isso acaba sendo muito ruim para quem faz, tanto para o corpo quanto para o psicológico.


A ILUSÃO DA VIDA NOVA

A psicóloga compara a cirurgia a um casamento, já que depois da lua-de-mel, nos seis primeiros meses, o paciente percebe que o processo não é tão mágico quanto esperava e que ele apenas deixou de ser obeso, mas continua com os outros problemas de antes. "Geralmente, o obeso acredita que a cirurgia não vai deixá-lo apenas mais magro, mas que também vai lhe trazer um emprego, uma namorada e uma vida melhor como um todo, mas não é assim", explica Maria Isabel. "Uma tendência do paciente acima do peso é culpar a obesidade por todas as suas fraquezas, mas ele tem outras dificuldades como qualquer pessoa e isso só se torna evidente depois da cirurgia".Nos casos em que o indivíduo engorda para poder se submeter à redução do estômago, a psicóloga acredita que a recuperação no pós-cirúrgico seja ainda mais difícil. Afinal, se o paciente passou os últimos meses antes da cirurgia aumentando a ingestão de alimentos, quando tiver que diminuir drasticamente o consumo após a cirurgia terá muita dificuldade. A psicóloga afirma que sair da compulsão excessiva para uma situação de controle é extremamente difícil e muitas vezes a pessoa pode voltar a engordar ou apresentar outros transtornos psicológicos. Maria Isabel afirma que o paciente que se sente incomodado com a obesidade é capaz de tudo para se sentir melhor. "Sei de casos em que o obeso chegou a usar caneleiras de areia para parecer mais pesado na hora da consulta e conseguir autorização para a cirurgia".Além da ansiedade que o obeso tem de emagrecer, existe outro fator que influencia esta decisão: o financeiro. Segundo Carlos Haruo, em cinco ou seis anos, o gasto que o obeso tem com o tratamento convencional paga o valor da cirurgia. Por isso, tanto o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto os convênios médicos autorizam a operação nos casos mais sérios.

REESTRUTURAR O ATENDIMENTO

A psicóloga Maria Izabel destaca que a cirurgia muitas vezes é a única solução que um paciente encontra. "Existe pessoa que está com o IMC acima de 80 e a operação é a única alternativa para que essa pessoa não morra". Mas ela afirma que nos casos mais simples, de IMC em torno de 30, existem outras possibilidades menos drásticas e que trazem resultado, desde que haja disciplina. "É claro que a cirurgia aparenta ser muito mais fácil e eficaz, mas na maioria dos casos a forma de tratamento indicada é o acompanhamento endocrinológico, nutricional, psicológico e a prática de exercícios físicos". Como solução, o médico Carlos Haruo acredita que seria necessária uma reestruturação do SUS. "Se os hospitais públicos distribuírem inibidores de apetite, antidepressivos, oferecerem apoio psicológico e nutricional, além de fazer um acompanhamento físico, os obesos podem conseguir emagrecer sem optar por engordar para fazer a cirurgia".

Créditos: Suzana Ribeiro
RICARDO VIVEIROS - OFICINA DE COMUNICAÇÃO
Fone: (11) 3675-5444
E-mail: suzana.jpta@midia.epm.br

Espero que tenham gostado deste post! Beijinhos e até!






5 comentários:

Anônimo disse...

teste

Anônimo disse...

Oie Mocinha,

Amei o mantra... rsrs...
Gostei muito do seu espaço!
Vou te linkar no Pra Recomeçar...
http://prarecomecargastro.blogspot.com/

Beijos no "S2"
Fabíola Rocha

Anônimo disse...

Oieeeeee
gostei da reportagem :) infelizmente tem pessoas que fazem isso mesmo, aumentam de peo pra serem operadas, sem se preocupar com a saúde.
bjosss e fico de cá torcendo por vc. Depois volto com mais tempo pra conhecer sua história melhor.

Anita
fofada.zip.net

Danny Mou disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá!!
Vim conhecer seu Blog e gostei bastante! :)
Desejo boa sorte na sua consulta. Beijos, Danny