segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Olá amigos!! Na minhas "andanças" pela internet achei uma reportagem muito legal sobre a cirurgia. Nela consta o que muitas pessoas que não são obesas fazem para conseguir fazer a cirurgia. Vejam abaixo!

"Obesos que ainda não atingiram o Índice de Massa Corpórea (IMC) exigido para realizar a cirurgia de redução de estômago fazem dieta de engorda para conseguir aprovação dos médicos. Alguns chegam até a usar caneleiras de areia para simular mais peso na hora da consulta, alertam profissionais da Unifesp.Para realizar a cirurgia de redução de estômago, o paciente precisa atingir um IMC igual ou superior a 40. Se o obeso estiver com IMC entre 35 e 40, a cirurgia só será realizada caso existam outras doenças concomitantes, como cardiopatias, hipertensão ou diabetes, entre outras. Somente no caso de obesidade mórbida - IMC superior a 40 - o tratamento cirúrgico é indicado."

"O IMC é calculado dividindo o peso do indivíduo pela sua altura ao quadrado. Assim, uma pessoa que mede 1,60 m poderá fazer a cirurgia caso tenha 103 kg ou mais. Se este mesmo paciente tiver outras doenças consideradas de risco, a partir de 90 kg poderá ser indicada.Segundo o gastrocirurgião Carlos Haruo Arasaki, médico do Ambulatório de Obesidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), muitas vezes o paciente vai ao consultório pensando na cirurgia e percebe que ainda não atingiu o IMC mínimo para justificar a intervenção, sendo orientado a realizar o tratamento clínico - com orientação nutricional, endocrinológica, psicológica (para controlar a ansiedade e compulsividade) e fazer exercícios físicos. Achando que a opção cirúrgica poderia resolver os seus problemas mais facilmente, este paciente resolve engordar para atingir o IMC necessário. "É difícil ter controle sobre isso, porque a pessoa, ao decidir engordar, não retorna ao meu consultório e opta por outro médico que não saiba que ela engordou propositadamente", afirma Haruo. Para a psicóloga do Ambulatório de Obesidade da Unifesp Maria Isabel Rodrigues Matos, o maior problema desta escolha é que o paciente não tem noção de quanto a cirurgia é invasiva e de todas as restrições que terá de enfrentar pelo resto da vida. "Um paciente que passa pela operação vai ter que reaprender a comer. É como se fosse um bebê", explica Maria Isabel."

Espero que todos tenham lido e gostado desta matéria, achei ela muito interessante.

O dia da minha 1ª consulta está chegando...ai que frio na barriga...rs! Estou em contagem regressivaaaa!!

Tenham uma linda segunda-feira!! Bjks!!



2 comentários:

Ana Amélia disse...

LINDA, TBM FIQUEI ASSIM NA 1º CONSULTA... MAS TUDO PASSA...
ADOREI A MATÉRIA, É MUITO IMPORTANTE AGENTE SE INFORMAR O MÁXIMO SOBRE TUDO....(CIRURGIA)...

Lu Máfia disse...

Cy, eu tinha que engordar 5kg pra chegar ao imc 40, (engordei 8kg)pra gente que já tá quase na obesidade morbida e ja tentou de tudo pra emagrecer é mais fácil engordar 5, 10 kg do que emagrecer 40 a 50kg.
Adorei a matéria.
Bjs!!!